Caruru de Cosme e Damião - David Gouveia Notícias

DENGUE

DENGUE

Última

25/09/2011

Caruru de Cosme e Damião


A festa é caseira, mas farta. Todos os anos, no mês de setembro, ela acontece em milhares de lares baianos. Difícil imaginar uma mais sincrética. O “Caruru de São Cosme e São Damião” homenageia os santos gêmeos da igreja católica, os Ibêjis do candomblé e também as crianças. Tudo precisa ser feito no mesmo dia: caruru, xinxim de galinha, vatapá, arroz, milho branco, feijão fradinho, feijão preto, farofa, acarajé, abará, banana-da-terra frita e os roletes de cana. A dimensão da oferenda é medida pela quantidade de quiabos do caruru. Cada um faz como pode: mil, três mil ou até 10 mil quiabos. Quando a comida fica pronta, coloca-se uma pequena porção nas vasilhas de barro aos pés das imagens dos santos, ao lado das velas, balas e água. Depois, serve-se o caruru a sete meninos com, no máximo, 7 anos cada. Eles comem juntos, com as mãos, numa grande gamela de barro ou bacia. Só então é a vez dos convidados participarem da celebração.

Caruru

Um dos pratos mais típicos da Bahia, o caruru tem nome e tempero de origem africana. É um prato à base de quiabo bem picadinho, camarão seco e azeite de dendê e temperos. Conta-se que era preparado nas senzalas na época da escravidão. Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana. Toda sexta feira, esta iguaria é encontrada na maioria dos restaurantes de Salvador com o nome de “comida baiana” e nas residências de origem católica, Camdomblé e Umbanda.

Receita do Caruru

Ingredientes (para 25 pessoas):
200 quiabos
1 kg de camarão seco
6 cebolas brancas grandes
2 pimentões graúdos(a gosto)
1 porção de castanha de caju assada e moída
1 copo de amendoim torrado e moído
Azeite de dendê
um pouco de gengibre ralado (uma colher de sobremesa)

Como fazer:

Lave bem os quiabos para que saia a baba, separe sete, inteiros, para oferecer aos ibejis. Corte o restante em cubos bem pequenos. Bata no liquidificador o camarão e todos os temperos, depois refogue no azeite quente e coloque os quiabos cortados. misture bem todos os ingredientes na panela coloque a água quente, ponha um pouco de azeite e deixe cozinhar. se achar necessário ponha mais azeite(aos poucos) e se o quiabo estiver ainda duro…ponha mais um pouco de água quente.


Fonte: www.culturabaiana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here